6 fatos sobre a odontologia estética
6 fatos sobre a odontologia estética
A odontologia estética tem estado cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. Pesquisas recentes indicam que, nos últimos cinco anos, a procura por esse tipo de tratamento aumentou mais de 300%, em todo o país.
Esse crescimento é atribuído, principalmente, aos impactos que a aparência bucal e a beleza do sorriso têm na sensação de bem-estar e nas relações pessoais, sociais e profissionais.
No entanto, cuidar da beleza e harmonia do sorriso pode significar uma melhora considerável na saúde geral do paciente e em sua qualidade de vida, especialmente porque a estética é apenas um dos focos dessa área odontológica. Confira algumas a seguir.
1. Ela atua em mais do que na busca pela beleza dos dentes
Muitas pessoas acreditam que a dentística cuida somente da beleza externa dos dentes e do sorriso. De fato, ela é responsável por essa parte da odontologia. No entanto, aqui, a estética é combinada com a funcionalidade.
Por isso, além dos tratamentos cosméticos, a função de restauração é extremamente importante para a recuperação da integridade dentária, da funcionalidade da mordida, da fala e até da respiração.
A aplicação da lente de contato dental é um dos tratamentos mais comumente associados à estética odontológica, mas um dos procedimentos mais realizados por esses profissionais é a reabilitação do dente, após o acometimento de cáries e quebras.
2. Facetas dentárias têm efeito permanente
Graças às redes sociais e a influência de personalidades famosas, a técnica criada em 1985, nos Estados Unidos, que consiste na aplicação de facetas ultrafinas de porcelana ao redor dos dentes, tem ficado cada vez mais popular entre o público geral.
No entanto, o que muitos desconhecem é que esse procedimento – que serve para corrigir o tamanho, a tonalidade e até o formato dos dentes –, ainda que seja menos invasivo devido à espessura das placas, têm um efeito irreversível.
Isso porque pode ser necessário realizar o desgaste da superfície dos dentes originais para encaixar o modelo artificial de forma mais efetiva e harmônica.
Cada faceta dura até 20 anos e precisa de manutenção a cada seis meses, ou uma vez por ano.
3. O clareamento dental pode ser feito de diversas formas
O clareamento dental é o procedimento estético mais procurado pelos brasileiros nos últimos anos. Principalmente por se tratar de um tratamento não invasivo, barato e de efeitos praticamente imediatos, ele é o queridinho para ajudar na beleza e na autoestima.
O que muitos pacientes não sabem é que, ainda que seja feito com os mesmo materiais, existe uma infinidade de métodos para se realizar esse tratamento.
Para se ter ideia, ele pode ser efetuado a domicílio, pelo próprio paciente, com o auxílio de uma moldeira feita sob medida.
O tratamento também pode ser feito em consultório, com a aplicação de lasers, luzes ultravioletas e LED.
Ainda há a combinação dessas técnicas, em que a aplicação é iniciada em consultório e finalizada em casa. Cada uma dessas formas são seguras e feitas com a supervisão médica.
Os resultados aparecem nas primeiras consultas, conforme a metodologia e grau de amarelamento, podendo durar até três anos.
4. As primeiras próteses dentárias datam do século XIX
Os dentes podem cair por diversos motivos, sendo que as principais causas são as doenças bacterianas como a cárie e a periodontia.
Além disso, a falta dentária pode causar diversas inconveniências no cotidiano, desde o problema estético até a dificuldade na mastigação e na fala.
Esse sempre foi um problema que incomodava e prejudicava a saúde geral das pessoas, mas foi somente no século XIX que surgiram os primeiros modelos de próteses dentárias, quando eram feitas com dentes humanos reais.
Mas o tempo passou e a tecnologia evoluiu consideravelmente. Com isso, atualmente, existem diversas formas de garantir a reposição dental – e todas elas com materiais sintéticos, seguros e confortáveis.
Um dos métodos mais convenientes é o implante dentário, que é feito de titânio e porcelana.
Ainda é possível identificar a dentadura convencional, além de processos como:
- Coroa dentária;
- Ponte fixa;
- Overdenture;
- Prótese parcial móvel;
- Prótese sob implante.
5. O esmalte dental é o tecido mais duro do corpo
Por causa da sua composição mineral, rica em cálcio, ferro, zinco e cobre, o dente é uma das estruturas mais resistentes que existem na natureza. Sua resistência é comumente comparada com o zircônio ou o vidro vulcânico.
Mas existe um fator que pode enfraquecer essas estruturas que são as cáries.
Neste caso, o dentista precisará remover todo o tecido dentário estragado e fazer a restauração com materiais como o ouro, a porcelana, resina ou uma mistura de mercúrio, prata e cobre.
6. O aparelho ortodôntico não pode causar cáries
Muitas pessoas acreditam que o aparelho ortodôntico pode ser a causa do aparecimento de doenças como a cárie e a gengivite, que são tão comuns durante esse tratamento.
Contudo, ainda que o acessório possa dificultar a higienização bucal e favorecer o acúmulo de bactérias, ele não é a origem do problema.
As cáries são formadas devido à ação das placas bacterianas, que produzem ácidos corrosivos aos dentes a partir dos resquícios de carboidratos e amidos encontrados na superfície dentária.
Assim, a falta de higienização adequada é a principal causadora do aparecimento de patologias bucais.
Por esse motivo, o paciente que usa o aparelho dentario deve ter uma atenção especial com a limpeza dos dentes, justamente por ter o acesso mais limitado, recorrendo a equipamentos complementares para a devida higienização.
Assim, é fundamental o uso do fio dental diariamente, a escovação três vezes ao dia e a higienização com a escova de dente interdental, além do acompanhamento profissional correto e frequente para que o setor odontológico seja ainda mais efetivo e a saúde preservada.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Leia também: Os melhores destinos de aventura do Brasil
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.