A importância da CIPA
As empresas desempenham um papel fundamental na garantia da saúde e qualidade de vida dos colaboradores, incluindo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Nesse contexto, a Comissão de Prevenção de Acidentes Internos (CIPA) – CIPA é insubstituível para a organização.
A CIPA é obrigatória para empresas com mais de 20 empregados e é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Indústrias
Acidentes de trabalho são as principais causas de absenteísmo, segundo estudo recente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As causas desse tipo de acidente são fraturas, lesões e cortes por descuido ou mau uso das ferramentas de trabalho, bem como a não utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).
Então, entenda a importância da CIPA, a atribuição desse tipo de comissão e como organizá-la na sua empresa.
É importante que os membro que farão parte da comissão tenham conhecimentos sobre as Normas Regulamentadoras de acordo com a área de atuação da empresa. Para ter uma ideia básica, os membros podem fazer um curso de NR 1, por exemplo.
Objetivos e poderes da CIPA
A CIPA deve ter pessoal completo e sua principal função é monitorar as condições de trabalho, comunicar os riscos e supervisionar a resolução dos problemas identificados. Além disso, devem ser desenvolvidos planos de ação específicos com medidas de prevenção e retificação de falhas relacionadas à segurança, saúde e meio ambiente.
Veja os principais atributos da CIPA:
– Identificação de riscos ocupacionais no ambiente de trabalho;
– Elaborar um plano de trabalho que possibilite ações preventivas;
– participar na implementação, controle e avaliação dessas medidas de acordo com as prioridades estabelecidas;
– Realizar verificações de segurança no local de trabalho;
– divulgar informações sobre segurança e saúde no trabalho a outros funcionários;
– Interagir com os serviços especializados de segurança e saúde do trabalho – SEESMT, quando necessário;
– Discutir em atas de reuniões periódicas e colaborar na elaboração e implantação do Programa de Monitoramento de Saúde Ocupacional (PCMSO) e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA);
– Solicitar cópias dos relatórios de acidentes de trabalho – emitidos pelo posto de fiscalização;
– promover anualmente a SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes Industriais;
– Participar com a empresa na campanha de prevenção à AIDS;
– Elaborar um mapa de risco ambiental setorial.
SESMT
O SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Saúde Ocupacional) é composto por profissionais de saúde que têm como principal função zelar pela integridade física dos trabalhadores nas empresas.
O serviço CLT também deve alertar a equipe sobre doenças emergentes e auxiliar na prevenção de pequenos acidentes que possam atrapalhar o desenvolvimento da empresa e prejudicar os colaboradores.
SIPAT
A SIPAT é uma semana interna de prevenção de acidentes de trabalho, que toda empresa com CIPA deve realizar.
O objetivo do evento é familiarizar os colaboradores com as medidas de segurança no ambiente de trabalho, necessárias ao desenvolvimento de suas atividades profissionais de forma segura e adequada.
Como organizar a CIPA?
Veja o guia passo a passo para a implantação da CIPA em sua empresa:
Determine o número de membros: o comitê deve ter um certo número de representantes do empregador e dos empregados, que depende do número de empregados da empresa.
Preparação para eleição de membros: as eleições devem ser realizadas 60 dias antes do término do mandato anterior de acordo com as regras de seleção NR5.
O edital de convocação das eleições deve ser divulgado, afixado em local visível e de fácil acesso aos colaboradores.
A escolha deve ser feita durante o horário de trabalho, levando em consideração todos os turnos e viagens.
Votação: A contagem também deve ocorrer no horário normal de expediente, acompanhada por funcionários e representantes da empresa.
Oferecer treinamento: Antes de assumir o cargo, os membros da CIPA devem receber treinamento específico para ajudá-los a cumprir suas novas responsabilidades no cargo.
Após todas as etapas, a CIPA deve se reunir para pensar em um calendário anual de ações. A empresa tem 10 dias para encaminhar cópias das atas de eleição e posse ao escritório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mais próximo, além do calendário anual de reuniões ordinárias da CIPA.
Como vimos, a CIPA funciona como uma ponte de diálogo entre o funcionário e a empresa e é fundamental para a gestão da saúde e segurança no trabalho. O que sua empresa está fazendo para melhorar a saúde dos funcionários? Compartilhe sua opinião conosco!
Quer saber mais dicas sobre gestão de pessoas, recursos humanos, emprego, carreiras cursos e outros temas? Siga nosso blog!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.