Sua aposentadoria de amanhã começa hoje

Muitas pessoas imaginam que por ser muito jovem ainda é cedo para pensar em aposentadoria. Mas a verdade é que com a previdência privada é possível começar a planejar esse investimento da aposentadoria por idade

O governo disponibiliza uma aposentadoria (INSS) que é diferente da previdência privada e pode demorar mais do que o previsto, ou seja, não é a melhor saída para sua independência financeira.

Quando passamos a planejar metas para o futuro, pensar em investir na aposentadoria não é o maior desejo a ser alcançado. A grande questão é: será que é realmente algo que está muito distante que vai levar anos para chegar?

Prevenção é importante para te livrar de problemas financeiros e falta de dinheiro futuramente, por isso, quem não se prevenir pode acabar com um rombo financeiro maior para ter que lidar.

Existem vários planos de previdência privada disponíveis para quem começa a cogitar a possibilidade, e eles estão aí para facilitar a cumprir essa missão.

A previdência tem como objetivo complementar a renda que já existe, ou seja, servir como uma renda adicional à do INSS. Com a crescente dessa indústria, os planos atendem a todas pessoas conforme sua necessidade.

A aposentadoria por idade busca garantir proteção conforme a idade do segurado. Por exemplo, quando o segurado homem completar 65 anos de idade, e quando for mulher completar 60 anos de idade.

 

 Como funciona a previdência privada?

Os Planos de Previdência são feitos por meio de fundos de investimento que podem ser oferecidos aos colaboradores pelas empresas em que prestam serviço, ou conseguem adquirir por si só, por meio de instituições autorizadas.

Esses contratos feitos por empresas por trás desse tipo de investimento, pagam uma renda ao investidor no fim do período de contribuição com uma renda mensal vitalícia ou por um determinado período ou até resgatar de uma vez só o dinheiro acumulado.

Os planos de previdência privada, geralmente, são disponibilizados por bancos ou seguradoras. O banco que você tem conta, por exemplo, pode oferecer essa possibilidade.

Assim, você pode saber quanto tem mensalmente e se precisa reservar durante um determinado período no tempo que você preferir.

Ou seja, se você pretende se aposentar daqui 10 anos, pode fazer uma estimativa de quanto você precisa contribuir por mês até o fim do prazo, para ter uma noção de sua contribuição.

Há bancos que o investimento inicial é de R$ 25. Fora isso, não é preciso depositar todos os meses o mesmo valor, pode fazer aportes em uma poupança sempre que puder.

 

Quais são os tipos de previdência privada?

Para se sentir instigado a realizar e contar com um plano de previdência privada, primeiro, é necessário saber os meios e como funciona. Por isso, é preciso saber que existem dois tipos dela: a fechada e a aberta. 

A fechada, conta com fundos privados, que são destinados a certos grupos de pessoas que podem ser funcionários de uma empresa ou instituição pública.

Nesse caso, são criadas organizações sem fins lucrativos para arrecadar recursos dos seus segurados e saber como garantir a sua aposentadoria. 

A aberta já é diferente, pois ela se divide em dois tipos: a VGBL e a PGBL, que significam Vida Gerador de Benefício Livre e o Plano Gerador de Benefício Livre.

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) funciona como um acréscimo à renda que a pessoa já possui e também os pagamentos feitos mensalmente por imposto de renda, desde que eles não sejam superiores a 12% da sua renda bruta anual.

Mesmo sendo possível a dedução das contribuições no imposto de renda, saiba que o tributo incidirá sobre todo o montante. Ou seja, considere tudo que você aplicou ao longo dos anos e também os rendimentos.

Já o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é uma espécie de seguro pessoal de quem investe e que faz suas contribuições regulares. Esse diferente do PGBL, não pode ser deduzido no Imposto de Renda.

O que também conta como diferença em comparação ao PGBL, é que o pagamento do imposto de renda vai acontecer apenas sobre os rendimentos das aplicações e não tomando como base todo o valor acumulado ao longo de todo o tempo pago.

Alguns bancos e instituições financeiras trabalham oferecendo um simulador online que demonstra todas as possibilidades de cada tipo de aplicação para você conseguir analisar qual dos tipos de previdência privada é o mais indicado segundo suas necessidades.

Se seu objetivo é investir em alternativas mais rentáveis e seguras, você pode encontrar e comparar opções de investimentos para encontrar aquelas que se encaixam às suas expectativas.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.