O mofo, ou bolor, como também é chamado, é um dos mais comuns tipos de fungos que existem, podendo ser encontrado em todo o planeta.
Essa classe de microrganismos é, na verdade, uma comunidade que contém diversas espécies de fungos que não podem ser vistos a olho nu e que não formam estruturas sólidas e protuberantes, como cogumelos, por exemplo.
Geralmente o mofo é caracterizado apenas como um conjunto de pontos pretos e de aspecto aveludado que cresce e afeta materiais como madeira, couro, papel, material orgânico e tecidos, como roupas e toalhas.
Se você chegou até aqui, provavelmente pegou uma toalha e notou a presença de bolor nela, correto? Pois bem.
Nos próximos tópicos ensinamos como remover mancha de mofo de toalha e o que fazer para que o tecido não seja infectado por fungos novamente. Continue lendo e aprenda!
Tutorial para remover mancha de mofo de toalha
Assim como outros tipos de fungo, o mofo “gosta” de locais úmidos e escuros. Ou seja, se a sua toalha colorida foi infectada, provavelmente ela foi exposta a um excesso de umidade.
Dito isto, tenha em mente que para remover o fungo do tecido você terá que neutralizar o microrganismo antes de eliminá-lo.
Nesse caso, você precisará de pelo menos 2 litros de água quente, ½ xícara (chá) de bicarbonato de sódio e 140 ml de vinagre branco.
Quando já tiver separado esses ingredientes, faça o seguinte:
- Primeiramente, separe a toalha infectada pelo mofo de outros tecidos. Isso impedirá que o fungo se espalhe, caso isso já não tenha ocorrido;
- Em seguida, coloque uma boa quantidade de água limpa num recipiente e leve ao fogo. O recipiente deve ter água suficiente para mergulhar a toalha mofada;
- Quando a água já estiver bem quente, desligue o fogo e mergulhe a toalha na panela;
- Imediatamente após mergulhar a toalha na água quente, adicione o bicarbonato de sódio, misture na água e deixe descansar por 20 minutos;
- Passados os primeiros 20 minutos, adicione o vinagre branco na água, misture e espere por mais 20 minutos;
- Após esses 40 minutos no total, retire a toalha da solução e lave-a normalmente. Na lavagem, utilize sabão neutro e esfregue bem a água onde o mofo se instalou.
Ao fim da lavagem com sabão neutro, coloque a toalha para secar sob o sol forte. Caso haja algum resquício de mofo no tecido, os raios UV irão eliminá-lo.
Por fim, vale salientar que essa receita para remover mancha de mofo de toalha pode ser usada tanto em toalhas coloridas, que são o objeto do nosso artigo, quanto em toalhas brancas e noutros tipos de tecidos. Essa mistura não tem potencial de desbotar toalhas coloridas e/ou provocar qualquer outro tipo de dano.
O que acontece se o mofo não for removido das toalhas?
Depois de aprender essa forma simples de remover mancha de mofo de toalha, você pode estar se perguntando o que acontece se o fungo não for removido do tecido.
Bom, falando resumidamente, caso não seja eliminado o mofo pode migrar da toalha para outros tecidos e/ou outros materiais. Inclusive, ele pode atingir até mesmo o organismo humano e causar alguns problemas de saúde.
Dentre as doenças causadas ou agravadas pelo mofo estão asma, rinite alérgica, sinusite fúngica, micose broncopulmonar alérgica e vários outros tipos de alergias nas vias aéreas ou na pele.
A causa desses problemas é a proliferação do bolor nos tecidos do corpo e nas vias aéreas, o que por sua vez desencadeia reações do sistema imunológico que pode tentar eliminar os invasores de forma mais agressiva.
Portanto, tente impedir que as suas toalhas e outros tipos de tecidos sejam infectados por mofo. E se por acaso isso vier a acontecer, use a nossa receita para remover o bolor dos tecidos!
O que fazer para impedir que o mofo afete toalhas coloridas?
Para finalizar, veja essas dicas de como impedir que a sua toalha colorida seja infectada por mofo:
- Jamais deixe toalhas molhadas dentro do banheiro, ainda que por pouco tempo. Em vez disso, coloque-as para secar em um local arejado logo após o uso;
- Nunca guarde uma toalha se ela ainda estiver úmida, pois esse é o melhor cenário para o mofo. E pior, o bolor pode acabar infectando outros tecidos que estiverem em contato com a toalha;
- Caso a toalha seja molhada, mesmo que pouco, seque-a imediatamente;
- Guarde as suas toalhas em um local seco e, se possível, bastante arejado;
- Mantenha o armário, cômoda, roupeiro ou outro móvel onde guarda as suas toalhas longe de paredes úmidas e fora de cômodos úmidos.
Gostou das dicas? Então ponha-as em prática para evitar a desagradável sensação de procurar uma toalha e notar que ela está mofada.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.