Como se tornar um fotógrafo profissional

Como se tornar um fotógrafo profissional? Você deseja trabalhar realizando cliques das mais diversas ocasiões comemorativas, ter o seu próprio estúdio, conquistar reconhecimento numa revista de destaque? Saiba quais são os passos essenciais para chegar onde deseja no mundo da fotografia.

Dicas para se tornar fotógrafo profissional

Especialize-se em um tipo de fotografia

É melhor ser mestre em alguma coisa do que aprendiz de tudo. Esse é um conselho muito antigo e a verdade é que, se você realmente quer ter sucesso, tem que se especializar. Referimo-nos a escolher o tipo de fotografia que melhor dominamos, reinventar o género, procurar um estilo e se dedicar a ele, por exemplo, há fotógrafos especialistas em ensaio gestante, casamento, desfiles, etc.

Pratique a autocrítica

Este ponto não se trata de focar apenas em nossos aspectos negativos. Mas temos que ser realistas sobre nosso trabalho e reconhecer nossos pontos fortes e fracos. Por exemplo, quantas fotos você tira em média em uma sessão? Quais os melhores cenários que já elaborou? O que poderia ter feito de diferente para que os detalhes nas fotos fossem mais marcantes? O Cliente realmente ficou feliz com o trabalho? Quantos pedidos de orçamento eu recebo e como poderia aumentá-los?

Avalie o trabalho de outros profissionais, para identificar as técnicas e ideias que utilizam.

Certifique-se de construir um negócio lucrativo

Uma das necessidades básicas de um bom fotógrafo profissional é ter uma boa visão de negócios. Em primeiro lugar, você deve presumir que ser fotógrafo profissional é um negócio que você administrará, que terá de preencher a papelada para ser empresário ou autônomo. Isso envolverá burocracia, ligações, documentos, autorizações, pagamentos trimestrais, etc.

No longo prazo, tudo o que você investe em tempo e dinheiro tem que valer a pena. Mas não prolongue muito esse período de iniciação, seu trabalho tem que pagar suas contas e não o contrário. E para um negócio ser lucrativo, os lucros devem estar bem acima das despesas.

Portanto, o primeiro passo é se informar, buscar conselhos, analisar o mercado, fazer as contas. Quando você tiver tudo claro, tente criar um pequeno colchão de investimento para ter alguma margem até que os altos e baixos do trabalho se estabilizem e crie um plano de negócios lucrativo.

Fotografia
Fotografia

Prepare-se para lidar com todos os tipos de clientes

Quando você trabalha para o público, já sabe que vai ter que lidar com clientes. Muitos valorizarão o seu trabalho, verão você como um profissional, mas outros serão daqueles que pensam que tirar foto é apertar um botão e que é a câmera que faz todo o trabalho.

A melhor coisa é que você crie um perfil de cliente ideal para concentrar sua estratégia de marketing em grupos específicos de pessoas. Desta forma, será mais fácil para o tipo de cliente que procura chegar até si. Ainda assim, você terá que lidar com clientes difíceis e sua atitude será a chave para superar isso sem problemas.

Não hesite em fazer um contrato em conjunto com um consultor ou advogado onde se proteja quando um cliente lhe pede demasiadas alterações ou é extremamente exigente. Por exemplo, se você for fotógrafo de casamento e os clientes exigirem os arquivos RAW originais, crie uma cláusula no contrato que especifique que se trata de uma despesa adicional.

Cuidado com a rotina

Para se dedicar totalmente à fotografia tem que ser muito apaixonado, mas tem que estar ciente de que existe a possibilidade de acabar um pouco farto. Pense que uma coisa é fazer uma sessão de fotos por prazer e outra, forçar-se a fazer a mesma coisa todos os dias.

A rotina pode ser devastadora e é possível que aos poucos sua paixão perca o encanto. No final, pode se tornar uma tarefa tão repetitiva que pode ser entediante e você pode até sentir que está perdendo a criatividade e a motivação.

Por isso é essencial que você alimente sua imaginação e nunca pare de experimentar novas técnicas.

Nunca pare de aprender

Mesmo que você já tenha alguma experiência e tenha feito um pequeno furo no mundo fotográfico, não confie em si mesmo. As pessoas valorizam muito as pessoas que têm preocupações e que estão sempre se reinventando.

Vivemos em uma sociedade ‘descartável’ onde estar atualizado é essencial. Portanto, não há melhor estudo de mercado do que estar ciente do que se torna viral e das tendências e modas que estão surgindo.

Os retratos tirados há dez anos não são os mesmos que agora. Não faz muito tempo que surgiu a moda do selfie ou a moda do ‘roubado casual’ em vez das poses típicas. Novas tendências continuarão a surgir, das quais devemos estar cientes.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.