Conheça as maiores vantagens do financiamento

Muitas pessoas ainda tem um pé atrás com o financiamento, por ser um investimento a longo prazo. Entretanto, essa modalidade de compra pode ser a peça que faltava para conseguir conquistar aquele sonho.

Seja da casa própria, primeiro carro, mudança de endereço, entre outras conquistas. O mercado oferece diversas linhas de crédito que possibilitam a aquisição desses bens, mas o financiamento é a principal opção dos brasileiros.

É a modalidade mais conhecida e feita no país. O motivo? Você verá a seguir neste conteúdo. Mas se tanta gente opta por um financiamento, é porque é sim uma boa alternativa. Então, o primeiro passo para continuar lendo este texto é tirar os preconceitos sobre essa modalidade. 

Assim, vamos te explicar exatamente o que é financiamento e suas vantagens. Dessa forma, poderá tirar suas próprias conclusões com todas as informações em mãos.

Antes, devemos esclarecer que é uma modalidade a longo prazo, porém com aquisição imediata. Então, se não tem o dinheiro à vista do bem, mas quer comprá-lo imediatamente, com o financiamento é possível.

O prazo maior a que nos referimos é do pagamento, que será de quantas parcelas você e a instituição financeira escolhida acordarem. Você com certeza conhece alguém que já tomou crédito por um financiamento, então vale entrar em contato e tirar algumas dúvidas também. 

Então, vamos lá. Indicaremos a seguir tudo que precisa saber sobre financiamentos, principalmente de imóveis. Acompanhe!

 

O que é um financiamento? 

 

Financiamento é quando um banco ou instituição financeira faz a compra do bem que deseja e você pode começar a usufruí-lo antes mesmo de começar a pagar. Durante os próximos meses, pagará a quantia financiada por prestações à instituição escolhida. 

Geralmente, essas empresas não fazem o financiamento de 100% do bem, é preciso de uma parcela de entrada, que costuma ser de pelo menos 20% da quantia total. Sendo assim, a instituição recebe o valor de entrada, compra o bem e depois oferece as condições de pagamento. 

Simples, concorda? De fato, não é um processo muito burocrático, mas as pessoas que desejam financiar devem ter certeza dessa escolha e um bom planejamento para conseguir quitar o crédito. É uma decisão grande e importante!

 

Como fazer um financiamento?

 

O primeiro passo é pesquisar por bancos e instituições financeiras que ofereçam bons financiamentos com condições de pagamento dentro do seu orçamento. Feito isso, procure a escolhida porque no financiamento é preciso especificar o bem que deseja adquirir.

Então, no primeiro contato tentará entender mais sobre como aquela instituição funciona e dizer se deseja um carro, apartamento, casa, entre outras possibilidades. Porém, atenção: o banco não aceita todo pedido de financiamento.

Isso porque, depois dessa primeira conversa, a instituição faz uma ampla avaliação do pedido para calcular as condições de pagamento que pode oferecer, como quantas mensalidades e de quais valores e  entender se a pessoa tem condições para pagar as prestações em dia. 

Após essa aprovação, o valor de entrada é pago e poderá adquirir o bem com a instituição. As mensalidades já são concedidas com as taxas de juros inclusas e todos os valores são pré determinados no contrato – nada de surpresas.

Existem duas tabelas que estabelecem o valor das parcelas do financiamento no mercado: a Price oferece prestações de valores iguais do início ao fim. Já a Sac conta com parcelas decrescentes, ou seja, as últimas parcelas serão mais baratas do que as primeiras. 

 

Vantagens do financiamento

 

Como dissemos, as vantagens são diversas, porque comprar um imóvel à vista é uma realidade distante para a maioria das pessoas. O valor é bastante alto e mesmo com muito empenho e dedicação, é difícil acumular uma quantia tão alta assim. 

O financiamento, então, surge como uma saída para as pessoas realizarem seus sonhos de maneira facilitada. A primeira  vantagem a ser destacada é exatamente essa, condições de pagamento. 

Poder parcelar esta aquisição e ir pagando aos poucos com mensalidades menos agressivas é um benefício e tanto. Para dar o valor de entrada, é possível usar até mesmo o FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

Este recurso é uma quantia que todo mês os empregadores depositam na conta da Caixa Federal de seus funcionários. Serve como uma garantia caso sejam demitidos ou alguma situação aconteça.

Porém, também pode ser usado de diversas outras maneiras, como na aquisição de um imóvel. Existem diversas regrinhas, então procure um pouco sobre o tema, mas em geral, é bastante comum usar o FGTS para acelerar o processo do financiamento. 

Poder usufruir da aquisição imediatamente é uma das principais vantagens dessa modalidade. Afinal, algumas situações como sair do aluguel, conseguir um lar mais confortável, entre outras, exige um pouco de agilidade. 

Então, poder se mudar para o imóvel imediatamente faz do financiamento de imóveis uma das opções mais procuradas no mercado. Mas como dissemos, é uma conquista muito grande que exige planejamento e certeza. 

Então, pesquise bastante, converse com as instituições financeiras e somente quando tiver a certeza de que é a escolha certa, faça um bom financiamento e realize seu sonho. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.