5 Dicas para não se endividar com o Cartão de Crédito

Se endividar com o Cartão de Crédito é muito fácil, não é mesmo? Nesse sentido, siga as nossas dicas abaixo para combater este mal e não se ver em uma bola de neve de problemas financeiros. Confira e tenha uma ótima leitura!

Confira agora 5 dicas simples para você não se endividar com o Cartão de Crédito

Primeiramente, precisamos salientar que as nossas 5 dicas de como não se endividar com o Cartão de Crédito só serão proveitosas se você seguir cada uma delas.

Ou seja, não adianta seguir duas dicas e negligenciar três. Sem mais delongas, veja abaixo as nossas sugestões de como combater o endividamento com o cartão de crédito (que pode ser um grande vilão do seu orçamento doméstico). Acompanhe!

Fuja do parcelamento do cartão o máximo que você puder

Antes de mais nada, precisamos falar sobre o terrível juros rotativo do cartão. Ou seja, quando você parcela a sua fatura entra no crédito rotativo e ela é uma das taxas mais altas do mercado.

Nesse sentido, tome muito cuidado com isso! Logo, o melhor a se fazer é evitar uma fatura muito alta. Para isso, siga a nossa próxima dica!

Gaste apenas o necessário e corte aquilo que não é essencial

Sob o mesmo ponto de vista, para que você consiga fugir do parcelamento do cartão e, consequentemente, dos juros rotativos dessa ferramenta de compras, o ideal é gastar apenas o necessário com o seu cartão de crédito.

Sendo assim, indicamos que você sempre tenha em mente que o valor da sua fatura não deve jamais ultrapassar 20% a 30% do seu salário mensal.

Para isso, faça um pente fino nas suas despesas e elimine aquilo que não é essencial para o seu dia a dia.

Outra dica interessante é desabilitar o pagamento por aproximação do seu Cartão, isso será uma barreira a mais para evitar compras compulsivas no crédito.

Tenha cautela com o aumento constante do limite do cartão

Outra dica para que você possa evitar o endividamento com o seu cartão de crédito é ficar de olho com os constantes aumentos dos limites dos cartões.

Assim sendo, tenha cuidado para não aproveitar essa ferramenta de compras de forma negativa.

Vamos a um exemplo: Clarice recebe todos os meses R$ 1800,00. No entanto, tem um cartão com limite de R$ 3200,00.

Dessa forma, o ideal é que ela jamais use todo este limite de uma única vez. Sendo assim, recomendamos que ela use, no máximo, 40% a 50% desse limite e que não comprometa a sua renda com uma parcela alta.

Dois cartões é mais que suficiente

Ademais, uma outra dica para você evitar se endividar com o Cartão de Crédito é não ter mais do que dois cartões.

Na verdade, o ideal mesmo é ter apenas 1. Contudo, sabemos que algumas pessoas curtem ter um cartão de crédito com limite maior ou até mesmo que ofereça alguns benefícios, como milhas ou cashback.

Por isso, tenha cuidado e sempre utilize o mínimo de cartão de crédito possível no seu dia a dia.

Evite as tentações

Outra dica bacana é que você evite as suas tentações de compra. Por exemplo, se você gosta muito de comprar roupas em shopping, evite sair com o seu cartão de crédito para tal passeio.

Sob o mesmo ponto de vista, jamais compre apenas por impulso. Logo, aprenda a controlar isso o quanto antes. Dessa forma, você vai ter uma relação saudável e madura com a sua ferramenta de compras.

Pesquisas e estudos apontam brasileiros como inadimplentes

Infelizmente, algumas pesquisas e estudos mostram que a população brasileira está bastante endividada.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do próprio órgão Serasa, mais de 47% dos brasileiros têm quatro cartões de crédito (ou mais).

Além disso, um número recorde aponta que a inadimplência está na casa dos 86% nos lares brasileiros.

Logo, além de muito triste, esse é um cenário catastrófico. Uma vez que mostra que as pessoas estão cada vez mais com dívidas. Porém, para evitar isso, temos ainda outras duas sugestões para você. Olha só!

É necessário anotar as despesas

Sempre anote todas as suas despesas mensais. Ou seja, veja quais são os seus gastos e tenha uma noção básica do seu orçamento familiar.

Lembre-se: manter a organização é ideal para deixar as suas finanças sempre em dia.

Dinheiro extra na conta? Pague as dívidas!

Além disso, outra dica é que sempre que você receber uma renda extra como saque emergencial do FGTS, 13º ou Abono Salarial você quite as suas dívidas.

Afinal, isso vai te ajudar a evitar futuros problemas com dinheiro.

Conclusão

Hoje você viu no nosso site como evitar se endividar com o Cartão de Crédito. Além disso, também te mostramos alguns números que apontam como os brasileiros estão inadimplentes e como você pode evitar entrar nessa lista.

Compartilhe este conteúdo agora mesmo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas a combater o endividamento.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.