9 dicas para manter sua vagina feliz + saudável

  1. Ir para a saúde do corpo inteiro. Coma bem, controle seu peso e faça exercícios. Isso não é bom apenas para todo o seu corpo; é bom para os seus órgãos sexuais também. Por outro lado, condições crônicas podem colocar as mulheres em risco. Por exemplo, o diabetes mal controlado aumenta a probabilidade de uma mulher contrair infecções fúngicas e infecções do trato urinário (ITU).
  2. Faça exames regulares.  Mantenha-se atualizado com exames de saúde e consulte o seu ginecologista para cuidados de rotina. Lembre-se de que os intervalos de triagem para o exame de Papa Nicolau mudam com base na sua idade e nos  achados do exame . Para mulheres jovens, a vacinação contra o HPV é especialmente importante para reduzir o risco de câncer do colo do útero.
  3. Use preservativos . É muito importante se proteger de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada. Insista em usar preservativos com qualquer novo parceiro sexual.
  4. Basta usar água.  A vagina é um órgão autolimpante. Usando produtos químicos agressivos, lenços pré-embalados ou duchas podem atrapalhar seu processo normal. Se você precisar, um sabonete suave é bom para a genitália externa. A maioria dos produtos comercializados para ajudar as mulheres a sentir ou cheirar mais limpas não é apoiada por nenhuma evidência científica e pode levar a outros problemas. Se você tem uma pele particularmente sensível, observe também os sabonetes e xampus que você usa no chuveiro. Mesmo detergentes para a roupa, lençóis secadores e alguns lubrificantes podem causar irritação.
  5. Não prepare para o seu ginecologista.  Tomar banho é tudo o que esperamos e desejamos.
  6. Considere lubrificantes naturais.  O óleo de coco ou o azeite de oliva podem ser melhores lubrificantes e hidratantes vaginais do que os produtos manufaturados; elas são uma opção para mulheres que não usam preservativos.
  7. Nunca ignore o sangramento pós-menopausa. Se você tiver sangramento após a menopausa , consulte seu médico para uma avaliação.
  8. Prolapso e incontinência geralmente não são perigosos. Essas condições só precisam de tratamento se incomodarem; não há necessidade de tratá-los apenas porque o ginecologista os observou durante um exame. No entanto, se você tiver problemas para esvaziar a bexiga ou o intestino ou tiver dor ou sangramento, é hora de procurar atendimento.
  9. O estrogênio vaginal é seguro para a maioria das mulheres. O estrogênio vaginal pode ajudar a prevenir ou reverter as alterações que ocorrem com a idade, como sexo doloroso (devido ao afinamento das paredes vaginais e menor elasticidade) e aumento do risco de infecções do trato urinário (devido a alterações de pH à medida que a vagina fica menos ácida).

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.