Embriologia é uma boa carreira? Saiba tudo sobre ela!
Vai fazer vestibular e está em dúvida? Entenda o que faz o embriologista e como anda o mercado de trabalho.
Quem vai prestar o enem ou vestibular este ano, com certeza fica em dúvida sobre qual profissão seguir, uma vez que isso definirá toda sua vida profissional. No artigo de hoje, vamos tentar ajudar nossos leitores com isso, explicando tudo sobre a área da embriologia e como se chega até a formação plena para atuar profissionalmente na mesma. Acompanhe e entenda melhor.
O que faz um embriologista
Os estudos desse profissional são amplamente utilizados em várias áreas. Por exemplo, hoje em dia os obstetras conduzem estudos de embriologia para analisar se um feto está se desenvolvendo normalmente. Também é possível identificar as causas de possíveis anomalias ou doenças congênitas.
A embriologia também permite que muitas mulheres realizem seu sonho de maternidade por meio de técnicas de reprodução assistida.
A fertilização in vitro é uma das mais famosas delas. Consiste em fertilizar o óvulo com espermatozoides em laboratório e transferir o embrião para o útero materno, seguindo um processo de observação feito por especialistas. Outra forma deste tipo de reprodução é a inseminação artificial ou intrauterina. Uma amostra de sêmen, previamente preparada em laboratório, é colocada no útero da mãe para aumentar a probabilidade de fertilização do esperma. Este tipo de técnica hoje tem o preço mais acessível, fazendo com que mais pessoas tenham acesso a esses tratamentos e mais profissionais sejam exigidos.
Outras demandas também atendidas pela área:
- Realizar as tarefas relacionadas ao laboratório de Andrologia a fim de atender a demanda.
- Realizar as funções rotineiras dos laboratórios de embriologia e criopreservação sob supervisão.
- Informar aos pacientes sobre os protocolos e rotinas, sobre os tratamentos realizados
- Fazer o controle diário dos equipamentos dos laboratórios de embriologia, criopreservação e Sêmen.
- Realizar a medição dos estoques dos insumos e meios de cultura e fazer a solicitação de compras quando for necessário.
Qual a formação exigida para essa profissão?
Os embriologistas podem advir de algumas formações superiores na área da saúde e biomedicina. São médicos, biomédicos, biólogos e veterinários que dedicaram anos de estudos para se tornarem embriologistas. Algumas de suas atribuições incluem: realizar o processamento seminal, executar a fertilização in vitro clássica (FIV), manipulação de Gametas (ICSI), desenvolvimento assistido, criopreservação dos espermatozóides, pré-embriões e tecidos ovarianos, além da manipulação dos oócitos e pré-embriões.
Além da faculdade, é importante procurar por um curso de embriologia extracurricular para melhorar suas qualificações. Existem excelentes cursos on-line no mercado, com vídeos e resumos, que podem ser de extrema importância na formação de uma carreira sólida em conhecimentos.
Além disso, esse profissional nunca para de estudar, uma vez que a evolução nas pesquisas e técnicas da área é constante.
Embriologia é uma boa carreira? Como anda o mercado de trabalho?
Sim, se considerarmos que o mercado está amplamente aquecido e com demanda cada vez maior por profissionais, podemos dizer que sim é uma excelente carreira. Muitas mulheres hoje engravidam mais tarde e o profissional tem sido bastante requisitado
A faixa salarial de um embriologista fica na média de R$5000 a R$7000 segundo dados da Catho. Mas com o tempo e experiência esse salário vai melhorando.
Considerações Finais
Bem caros leitores, esperamos que tenham gostado de absorver todas essas informações e que elas te ajudem a decidir sua profissão. Como puderam ver, a embriologia é um excelente campo de estudo e pode te levar bem longe!
Sugestões de outras carreiras que você quer saber como funcionam, deixe nos comentários!
Continue lendo em nosso site!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.