Fim do iTune: O que mudará para você?

Anunciado no dia 3 de junho pela Apple durante sua palestra na WWDC 2019, o iTunes está se aposentando após dezoito anos de serviço para os fãs da marca Apple. Mas o que acontecerá com nossas bibliotecas musicais, tão adquiridas ao longo dos anos?

Foi o software dos anos 2000-2010 para os seguidores da Apple, aquele que acompanhou os proprietários do iPod, aquele que tornou possível classificar através de suas playlists, aquele que salvou o precioso conteúdo do iPhone ou até mesmo quem popularizou os Podcasts. O iTunes passa a mão hoje. Lançado em janeiro de 2001 por Steve Jobs, este software foi oficialmente abandonado pela Apple durante esta palestra.

O fim do iTune: uma “fábrica de gás”

Para a empresa Apple, é sobretudo uma questão de se despedir de uma “fábrica de gás”, que gerenciava muito conteúdo no momento dos aplicativos projetados para cada função. Assim, o software dedicado ao gerenciamento de música, conteúdo e vídeos para iPhone e iPad, mas também projetado especialmente para podcasts, agora é oferecido pela Apple.

O software não será esquecido da noite para o dia, mas gradualmente assumirá os computadores Mac que herdarão a próxima versão do MacOS, chamada Catalina (atualmente o Mojave). Será lançado oficialmente neste outono.

Três aplicativos para gerenciar melhor seu conteúdo

Portanto, o iTunes se divide oficialmente em três aplicativos, já existentes e evoluindo para acomodar seu conteúdo: Apple Music, Apple PodCasts e Apple TV App. O software do iTunes não será mais exibido. Basta conectar-se à sua conta Apple para recuperar automaticamente o acesso ao conteúdo adquirido e baixado anteriormente pela plataforma iTunes.

É importante lembrar que nenhuma das atualizações acarreta em problemas no iOS, mas se houver a necessidade de buscar assistência técnica de iPhone, provavelmente serão configurações simples de solucionar!

Apple Music como única biblioteca de áudio

Assim, a biblioteca de músicas será encontrada logicamente no Apple Music. O serviço de streaming de áudio agora inclui uma loja online dedicada à compra de álbuns individualmente, como foi o caso do iTunes. E todas as compras já feitas serão restauradas logicamente aqui.

Será o mesmo no aplicativo Apple TV para encontrar as séries e os filmes que foram comprados na iTunes Store.

Podcasts da Apple em Destaque

Para apoiar o boom do podcast, o aplicativo dedicado Apple Podcasts, que já pode ser usado via iPhone ou iPad, também será usado para encontrar todos os seus blogs de áudio.

Além de gerenciar o conteúdo musical, o iTunes também acompanhou o backup do seu iPhone ou iPad. Não se preocupe, a Apple planeja poder operar essa função diretamente do Finder do seu Mac.

Pcs Windows ainda não afetados

Se esse fim programado for anunciado pela Apple para seus computadores, nada foi anunciado oficialmente para as versões do iTunes em execução no Windows PC. Portanto, é altamente possível que as coisas evoluam nesse ponto nos próximos meses, mas os defensores do software ainda devem ter uma pequena pausa.

O advento da Era da Transmissão

Além do fechamento do iTunes, também é uma página voltada para a era do computador. Enquanto o streaming de música explodiu, a plataforma diminuiu acentuadamente nos últimos anos.

Em geral, as compras de títulos de músicas para baixar músicas agora representam apenas 5% da indústria da música. A Apple, portanto, opta por mudar tudo para sua plataforma de streaming Apple Music, a fim de reunir esse conteúdo digital em um único universo.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.