Meditação: como manter a prática durante suas viagens
A meditação é usada como uma forma de relaxar e entrar em contato consigo mesmo. Em casa, a prática costuma ser realizada à noite, perto da hora de dormir, ou pela manhã, ao sair da cama.
A ideia é esvaziar a mente e evitar questões, como o estresse e a ansiedade. No entanto, durante as viagens, há o risco de deixar a prática de lado, por estar vivenciando um momento relaxante.
Mas você não precisa fazer isso e pode manter sua rotina, a começar com a escolha de um resort para relaxar. Depois é só seguir as dicas abaixo:
Comece com poucos minutos
Para iniciar a prática, não é necessário ficar meia hora meditando, fazendo ioga ou, para os reikianos, a auto aplicação do reiki. Você pode apostar em poucos minutos, de 1 a 5 minutos, focado na meditação, por exemplo.
A ideia é tornar o momento prazeroso e não uma obrigação. Além de que, quem está acostumado com a vida corrida, demora mais tempo para desacelerar um pouco. Ou seja, pode estranhar ficar 30 minutos, parado, supostamente sem fazer nada.
Experimente outras técnicas
Ao falar em meditação, muitas pessoas imaginam um momento silencioso. Sim, essa é uma das técnicas: fechar os olhos, sentar em posição de lótus e ficar em completo silêncio.
No entanto, existem outras opções, como a meditação guiada ou o uso de mantras. Inclusive, para pessoas ansiosas, pode ser mais recomendado usar essas outras alternativas. Também há a ioga e o reiki como técnicas de relaxamento, mas, para praticar o segundo, é preciso ter sido iniciado como reikiano.
Coloque um mantra para relaxar
Quem tem dificuldade em se desligar, inclusive durante a viagem, pode contar com a ajuda dos mantras. São músicas próprias para práticas meditativas, mais lentas e que ajudam a desconectar da agitação do momento.
Você tem medo de avião? Uma dica útil é fazer a meditação ainda no aeroporto, antes de embarcar. Coloque os fones, ligue o mantra e respire profundamente, conforme o ritmo da música.
Faça exercícios de respiração
Os exercícios de respiração são os mais fáceis de fazer para meditar. Sem contar que você pode adotá-los a qualquer momento, seja no carro, no avião ou até mesmo enquanto relaxa na praia.
Primeiramente, lembre-se de respirar fundo e tentar usar toda a capacidade dos pulmões — até porque temos tendência em usar apenas a respiração alta. Inspire profundamente e exale lentamente. Repita os passos de três a cinco vezes e sinta o movimento da barriga ao respirar.
Teste horários diferentes
Em casa você pode ter um horário fixo para meditar, mas, durante a viagem, é válido mudar isso para manter a prática. Ao acordar, por exemplo, você já pode ter um passeio marcado e quer curtir o café da manhã do hotel. Antes de se deitar, talvez acabe se esquecendo por estar cansado.
A dica, para não deixar o relaxamento de lado, é trocar o horário. Aproveite aquele momento descansando na área de lazer do hotel ou na esteira da praia. Não precisa nem sentar em posição de lótus, só feche os olhos e se concentre na sua respiração.
Fuja das distrações
As distrações são as grandes inimigas de quem está tentando meditar, seja um iniciante ou alguém com experiência na prática. Durante a viagem, essa questão pode ser mais desafiadora, então, prepare-se para driblar o que te desconcentra.
Primeiro, opte por fazer a meditação quando estiver livre, em um momento sozinho no quarto do hotel, na areia da praia ou na esteira da piscina. Depois, mantenha o celular longe. Olhar as redes sociais antes de meditar? Nem pensar! Se for necessário, desligue o Wi-Fi e o 4G para evitar a tentação.
Com essas dicas, você fará sua meditação durante uma viagem tranquilamente. O essencial é não ver como uma obrigação, mas como um momento de intimidade consigo mesmo, que trará benefícios para o seu bem-estar.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.