Para muitas empresas, organizar todas as etapas da logística é um grande problema, principalmente para o e-commerce, que está apenas começando. Um dos maiores desafios é a gestão do estoque, que precisa ser bem controlada para não prejudicar o atendimento dos pedidos.
Assim, as empresas que não pretendam lidar com processos de armazenagem, armazenagem e expedição podem beneficiar da inclusão do dropshipping, solução que permite que estes procedimentos sejam delegados a outra empresa colaboradora.
Por meio dessa técnica, grandes instituições como a Amazon têm conseguido aumentar suas vendas e crescer no mercado.
Para saber como funciona essa metodologia e se ela é adequada para o seu negócio, fique conosco e conheça o dropshipping agora!
O que é dropshipping?
Dropshipping é um modelo de negócios amplamente utilizado em e-commerce, onde um comerciante disponibiliza determinados produtos ou serviços em seu canal de vendas, mas não entrega ou armazena itens em um depósito.
Assim, podemos dizer que o vendedor atua como intermediário no fechamento das ordens. Seu e-commerce funciona como uma vitrine virtual, mas esse empresário usa estoque de terceiros e estruturas de distribuição para atingir seus clientes finais.
Assim, o dropshipping é uma alternativa interessante para empresas em um estágio inicial, quando muitos empreendedores não conseguem fazer grandes investimentos em mercadorias.
Além disso, o dropshipping permite que os varejistas dêem vida às suas ideias e ofereçam uma ampla variedade de produtos sem ter que lidar com o gerenciamento de estoque ou envio.
Como funciona esse modelo?
O processo de dropshop é simples e geralmente funciona assim:
O comprador acessa o e-commerce ou entra em contato com a loja. Nesse momento, você faz sua escolha e fecha a compra. Na maioria dos casos, essa transação ocorre virtualmente, em um ambiente onde o recall do produto não ocorre imediatamente.
O vendedor recebe os pedidos e os entrega ao seu parceiro de dropshipping, que geralmente é o fornecedor.
Um fabricante associado é responsável por classificar, embalar e despachar as mercadorias de que precisa para os consumidores finais em nome da empresa de vendas.
A logística reversa também depende desse parceiro caso o cliente precise trocar ou devolver sua compra. No entanto, todos os contatos são estabelecidos diretamente com o vendedor.
Como podemos observar, toda a logística de entrega é feita por fornecedores, e o vendedor nem mesmo tem acesso à mercadoria. Normalmente, a loja se beneficia da diferença entre o preço informado ao cliente e o valor cobrado pelo parceiro de dropshipping.
Quais são suas vantagens e desvantagens?
A logística consiste em uma complexa cadeia de processos, também associada a altos custos. Assim, transferir esta atividade para outra empresa com mais experiência pode ser uma excelente opção, por exemplo, para pequenas e médias empresas.
Por outro lado, trabalhar para revender produtos de terceiros pode apresentar riscos e desafios para o fortalecimento da marca. Então, o dropshipping é a ferramenta perfeita para todos os tipos de negócios? Entenda seus prós e contras:
Vantagens
- Custos Menores
Sem dúvida, a vantagem atrativa do dropshipping é o baixo custo, já que o empreendedor não terá custo de estoque, armazenamento, manuseio, transporte e outros custos.
Conseqüentemente, o custo fixo de uma empresa que adota esse modelo de distribuição é muito baixo, e assim uma pessoa pode manter esse tipo de loja gastando um pouco por mês em comparação com uma empresa tradicional. O empresário precisará pagar apenas a quantia necessária para manter o site em funcionamento.
- Flexibilidade
Graças a este sistema, os empresários podem gerir livremente os seus negócios a partir de qualquer lugar. Como as transações geralmente ocorrem na Internet, tudo o que você precisa é de uma conexão com a Internet para se comunicar com fornecedores e clientes.
- Possibilidade de ampliar a gama de produtos.
Para adicionar um novo produto ao seu catálogo, o vendedor só precisa entrar em contato com o novo fornecedor e fechar um acordo com ele. Assim, a loja pode oferecer uma grande variedade de produtos.
- Concentre-se em fortalecer sua marca.
Como o varejista não precisa cuidar de todo o trabalho de logística ou produção, que consome muito tempo e exige muitos investimentos para a empresa, ele tem a oportunidade de focar apenas no crescimento de sua marca, incluindo o atendimento ao cliente. aspectos que irão fortalecer sua marca no mercado.
Desvantagens
- Alta competição
Um dos principais aspectos que garantem o sucesso e o destaque de uma empresa no mercado é a exclusividade dos produtos ou serviços oferecidos pela marca. Por exemplo, uma loja que opera com produtos inovadores, criativos ou exclusivos tem mais probabilidade de atrair a atenção e as preferências dos consumidores.
Uma das barreiras do dropshipping é a capacidade de fornecer muitos itens exclusivos, pois existem muitas outras empresas que oferecem itens muito semelhantes ou têm parceria com os mesmos fornecedores.
- Benefícios limitados
Se a competição for geralmente mais alta, o varejista provavelmente não terá muito sucesso se cobrar preços altos demais para serem mais lucrativos. As margens de lucro estão diminuindo, pois a maior parte do custo de produção permanece com o fabricante. Portanto, para que a implantação do modelo seja economicamente rentável, é necessário vender um valor significativo.
- Incerteza sobre a disponibilidade de bens.
Um fator muito arriscado neste modelo é a capacidade de controlar efetivamente o estoque do parceiro. Então, você precisa investir na tecnologia certa para que a sincronização entre o catálogo da loja e a disponibilidade do fornecedor seja perfeita.
Caso contrário, o empresário pode ter sérios problemas, como vender itens que não estão mais disponíveis ou que estão indisponíveis no momento. Em última análise, isso se reflete em mudanças nos prazos de entrega, insatisfação do cliente, o que leva a perdas.
Dropshipping é um modelo interessante que permite a uma empresa vender sem gastar muito em logística. No entanto, nem sempre esse é o método mais adequado para todas as empresas.
Para que sua implantação seja bem-sucedida, o empreendedor deve escolher bem seus parceiros e investir em um bom site, entre outras etapas que tornarão a experiência do cliente positiva.
Leia também: Os melhores destinos de aventura do Brasil.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.