O que é e como monta um bom plano de aula para professores?
Com a aproximação do fim da pandemia da COVID19 e o caminhar da vacinação, as pessoas ao redor de todo mundo esperam que a rotina existente antes da pandemia volte a surgir.
Os escritórios, as escolas e todos os lugares em que ocorrerem encontros e aglomerações já estão se preparando para receber as pessoas, inclusive os professores, que são uma parte essencial do alicerce de toda a sociedade.
A profissão de professor/educador é uma das mais belas profissões existentes, pois sem ela, não haveria nenhuma outra profissão, dado que é o professor que cria a base de aprendizado para todas as crianças correrem atrás do que “desejam ser quando crescer”.
Pensando na importância dessa nobre profissão, no artigo de hoje falaremos sobre o plano de aula que é elaborado pelo professor, entendendo a importância dessa documentação e trazendo algumas dicas para os mestres poderem montar facilmente o seu plano de aula para as aulas presenciais.
O que é plano de aula
Um plano de aula é uma documentação que é elaborada pelo profissional professor para que seja definido o tema que será abordado durante a sua aula.
O plano de aula tem como maior intenção definir caminhos para atingir o objetivo ali proposto, mostrar com mais detalhes todo o conteúdo que será ensinado, detalhar a metodologia que será utilizada e também irá definir qual avaliação será utilizada nos alunos para analisar se realmente houve uma assimilação dos conteúdos que foram ensinados durante aquele percurso, dentre outras descrições mais detalhadas das aulas.
Ele pode ser definido como um mapa, para que o professor o siga até encontrar o tesouro (passar todo o conteúdo programado para o aluno).
Por que ter um plano de aula?
Um bom plano de aula é extremamente importante pois irá mostrar quais são os verdadeiros objetivos da aula que está sendo ministrada para os alunos. O plano de aula irá definir como serão atingidos os objetivos do professor em relação a sua programação e em quanto tempo os alunos receberão todo o conteúdo em sua totalidade.
Ele trabalha em favor do professor como um guia, orientando o professor em como atingir os seus objetivos e ainda sendo flexível, abrindo uma vertente de opções para que esse objetivo seja devidamente alcançado.
Vale lembrar que o plano de aula não deve ser muito rígido e inflexível, a sua mágica de ensino mora nas possibilidades que ele abre, não deixando que o professor se perca, mas abrindo espaço para que a criatividade possa sim acontecer durante as aulas.
Ele deve ser usado como uma ferramenta de orientação, mas certamente pode sofrer pequenas alterações ou mesmo pode abrir espaço para uma atividade extracurricular que seja enriquecedora para os alunos e até mesmo para o professor.
Como usar um plano de aula?
O plano de aula pode ser usado a todo momento pelo professor, que encontra naquele material feito no começo do semestre, toda a orientação necessária para seguir as aulas durante todo o ano com os seus alunos.
Lembrando que atrasos ou mesmo adiantamento das aulas propostas no plano de aula costumam ocorrer com frequência, dado que diversas situações fogem do controle dos professores a todo momento.
O que deve ser levado em consideração é que isso é bem comum, e que o professor pode sentar com o seu plano de aula e estudar qual será a melhor maneira de arrumá-lo sem atrapalhar o ano letivo dos seus alunos.
Como montar um bom plano de aula?
Com a ajuda do plano de aula, o professor poderá fazer uma reflexão mais detalhada sobre a temática que será apresentada para os seus alunos, podendo previamente identificar os pontos em que mais provavelmente os alunos irão encontrar dificuldade e já trazer propostas, para que os problemas possam mais facilmente ser resolvidos.
Abaixo, segue passo a passo para ajudar o professor a montar um bom plano de aula:
Analise e reflita sobre a turma
O professor deve planejar e analisar o seu plano de aula de acordo com a turma que irá ministrar a matéria. Isso porque todas as classes são diferentes uma das outras, algumas podem assimilar um determinado plano de aula de uma maneira positiva, enquanto outras podem recebê-lo de maneira negativa.
Procure usar novas maneiras de ensinar
Um bom plano de aula deve ser aberto a todas as possibilidades possíveis, que vão muito além dos livros e das lições na lousa.
Incluir filmes e passeios no plano de aula é uma boa ideia para que todos possam sair um pouco da rotina e aprender muito fora da sala de aula.
Foque em ensinar além
Quem disse que um plano de aula deve ser focado apenas em uma matéria? O professor pode usar um pano de aula de português para falar um pouco sobre política ou ciências sociais, a aula de geografia pode contar um pouco da história da matemática, e assim sucessivamente.
Os professores podem facilmente enriquecer um plano de aula apenas usando a sua criatividade e abrindo as portas para as demais matérias conversarem entre si.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.