O que não pode faltar em uma peça de teatro?

O teatro é uma das artes mais antigas do mundo, tendo surgido na Grécia antiga, aproximadamente no século IX a.C. Desde então, a arte da atuação foi adaptada para as novas formas de comunicação que surgiram com a tecnologia, como o rádio, a televisão e o cinema.

Contudo, as peças de teatro mantiveram a sua popularidade e, mesmo que também tenham evoluído, ainda possuem características tradicionais sem as quais elas não existiriam. Continue lendo para saber quais são.

Elementos que não podem faltar em uma peça de teatro

É surpreendente, mas, para uma peça de teatro existir, apenas três elementos são necessários: o ator, o texto e o público.

Abaixo, vamos explicar melhor a importância desses três componentes e você vai perceber como é possível contar uma história apenas com eles.

Ator ou atriz

O conceito de teatro é praticamente um sinônimo de atuação ou interpretação. Dessa forma, não poderia existir teatro sem os atores. Seja um só, como nos monólogos, ou vários, o profissional de atuação é a base, o fundamento, de uma peça de teatro.

Texto

Geralmente associado ao roteiro, o texto se trata da peça em si. É o que guia a interpretação do ator e o que configura narratividade ao teatro.

Apesar de remeter a algo escrito, o texto pode ser feito no improviso, sem que os atores tenham um roteiro. Isso porque o que diferencia um texto de teatro de uma fala qualquer é a performance envolvida nele.

Público

Mesmo que o ator seja o coração de uma peça, a presença de uma pessoa atuando sem ter ninguém para assistir não pode se qualificar como teatro. Então, para que a interpretação de um texto seja considerada uma peça, precisa necessariamente da existência de um público.

Outros elementos que compõem uma peça de teatro

Além dos atores, texto e público, as peças de teatro ganharam outros recursos para contar as histórias e prender a atenção da plateia. Confira, abaixo, outros elementos de uma peça de teatro.

Cenário

Apesar de uma peça funcionar bem sem um cenário, ele ajuda o público a imaginar melhor a ambientação da narrativa e a perceber quando o local das cenas muda durante a história. Além disso, o cenário ajuda o roteirista e o diretor a limitarem a interpretação da peça àquilo que eles pensaram desde o início.

Figurino

O figurino faz a mesma coisa que o cenário, só que em uma escala menor, colocando cada personagem dentro das características que são esperadas para eles.

Maquiagem

Junto com o figurino, a maquiagem é importante para caracterizar os personagens, principalmente em histórias de ficção com monstros, em cenas com machucados, entre outros.

Sonoplastia

Curiosidade, felicidade, medo… Os sons são capazes de causar sensações impactantes nas pessoas, além de cooperar para a imersão do público na história. Por isso, a sonoplastia é amplamente difundida nas peças de teatro atuais.

Iluminação

Dependendo da cor da luz ou da sua frequência, a iluminação também é importante para criar o clima da história e fazer o público manter a atenção completa na peça.

Uma cena triste, por exemplo, pode conter iluminação de cor fria e baixa, enquanto as mais felizes podem usar cores quentes e serem mais fortes. Mas, como no teatro tudo depende da criatividade, nada é tão certo, e a iluminação depende do ritmo que os diretores desejam dar à peça.

Você já conhecia os elementos do teatro? Gostou de descobrir como poucos recursos conseguem produzir narrativas poderosas? Conta pra gente nos comentários.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.