Open Banking e WhatsApp
A terceira fase da implementação do Open Banking, um sistema de troca de dados financeiros supervisionado pelo Banco Central, teve início no fim de outubro (29).
A inovação mais importante tem sido a capacidade dos usuários do PIX de fazer pagamentos através de aplicações não bancárias, tais como varejistas e redes sociais.
Em um dos usos mais comuns, os usuários autorizam que suas informações sejam armazenadas no site da empresa sem ter que ler o código QR ou registrar novamente os dados para concluir a transação. Os usuários podem ver quais instituições participam do open banking no site do Banco Central.
PIX e WhatsApp Pay
Da mesma forma, os consumidores que ligam a PIX aos chamados “serviços de iniciação de transação de pagamento” estão isentos de abrir aplicações bancárias para pagar por suas compras. Isto se aplica, por exemplo, ao comércio eletrônico, às plataformas de entrega de alimentos e ao transporte.
Entretanto, outro exemplo recente é o pagamento via WhatsApp, app da empresa Meta, antiga Facebook, que foi aprovado pelo Banco Central para atuar como um iniciador de pagamentos e pode ser vinculado à PIX.
A inovação “facilita e agiliza o acesso aos serviços financeiros e mantém os processos seguros através dos canais mais convenientes para os clientes”, disse o Banco Central.
Como em todos os outros recursos bancários abertos, as trocas só podem ser feitas com a aprovação prévia do cliente, informando-os sobre a finalidade e a duração do uso dos dados. Isto é o que o Banco Central chama de “acordo”.
Este mesmo mecanismo será estendido a outros tipos de operações no próximo ano, incluindo TED e encaminhamento (fevereiro), pagamentos de ingressos (junho) e pagamentos de contas de débito (setembro).
Além da integração com a PIX, aprovada por mais de 76% dos brasileiros em um pesquisa feita pela Capterra, a terceira fase de serviços bancários abertos está começando a introduzir a transmissão de propostas de negócios de crédito entre instituições financeiras.
Ainda de acordo com a pesquisa feita pela Juno, o WhatsApp é o canal prioritário para pequenas e médias empresas (83%) usados para fazer vendas, aponta o estudo
Isto significa que os clientes no ambiente eletrônico poderão solicitar ofertas de crédito como empréstimos e empréstimos de múltiplas instituições ao mesmo tempo, tais como bancos, instituições financeiras e cooperativas.
Isto funciona como se o banco correspondente pudesse enviar ofertas de empréstimo a vários bancos preferenciais. De acordo com o Banco Central, a implementação da Fase 3 facilitará a comparação de taxas de juros, prazos e outras condições de crédito. A modalidade de encaminhamento da proposta de empréstimo será implementada em 30 de março de 2022.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.