Quais os aplicativos de transporte de passageiros?
Nossa forma de ver e viver o mundo mudou. A cada dia surgem novas possibilidades de encarar nossa rotina de forma sofisticada e prática.
Inclusive quando o assunto é mobilidade: podemos contar hoje com diversos tipos de aplicativo de transporte. Estes aplicativos permitem que nossa locomoção seja feita de forma segura e econômica. Listamos neste artigo alguns dos principais aplicativos de transporte com os quais podemos contar atualmente.
A praticidade do aplicativo de transporte
Até poucos anos atrás, nossa locomoção era bastante limitada: podíamos contar com ônibus, metrô, carro ou moto própria e os serviços de táxi, que possuem um valor bastante elevado. Ficávamos horas esperando um ônibus para percorrer curtas distâncias, podendo chegar atrasados em nossos compromissos, além da falta de conforto por ter que dividi-lo com mais quarenta pessoas, em média; o mesmo se aplica para os metrôs.
Tirar o carro ou moto da garagem todos os dias também tem se tornado uma alternativa praticamente inviável, dado o preço abusivo dos combustíveis e o trânsito que se forma todos os dias em todas as ruas e avenidas principais do Brasil em horários de pico. Contar com a ajuda de um táxi, em último caso, também não era uma tarefa fácil, pois o valor das corridas era sempre um susto. Então, a locomoção era um momento de estresse, de gastos excessivos – de tempo e dinheiro – e nos causava uma preocupação diária.
Mas com a chegada dos aplicativos de transporte, tudo mudou. Podemos nos locomover pagando pouco, de forma segura e muito simples, tudo a um click de distância, na palma da nossa mão.
O primeiro aplicativo de transporte: Uber
Fomos, então, surpreendidos com a chegada de um novo aplicativo, que prometia rapidez e economia no nosso modo de locomoção: Uber. Muitos ficaram desconfiados com tamanha tecnologia, com a ideia de aceitar entrar no carro de alguém desconhecido entre tantas outras inseguranças, mas pouco a pouco o aplicativo de transporte foi ganhando força e espaço nos nossos celulares e nos nossos corações. E hoje, não há quem nunca tenha utilizado o serviço ao menos uma vez, sem contar os que fazem do Uber seu principal meio de transporte.
O Uber como um pontapé inicial
O primeiro aplicativo de transporte foi criado pelos empresários Garrett Camp e Travis Kalanick, quando eles sentiram a dificuldade que era encontrar um táxi disponível em Paris durante um evento do qual estavam participando. Eles pensaram no quão mágico e genial seria poder solicitar uma limusine utilizando o celular. A ideia pareceu engraçada, mas foi amadurecendo até que, ao retornarem para os Estados Unidos, os amigos desenvolveram a plataforma e a lançaram, em 2009. A ideia inicial era disponibilizar carros de luxo aos cidadãos americanos, mas os empresários perceberam que popularizar o serviço seria muito mais atrativo e lucrativo. Assim nasceu o Uber que conhecemos hoje, uma plataforma que realiza corridas de curtas e médias distâncias com valores acessíveis.
A partir deste “protótipo”, muitos outros aplicativos de transporte foram surgindo, e hoje podemos até escolher qual aplicativo usaremos para nos locomover.
99
Outro exemplo de aplicativo de transporte é a 99. O aplicativo é o maior representante brasileiro no ramo, e é o maior concorrente da Uber em nosso país. A 99 foi criada em São Paulo, no ano de 2012 por três amigos, e a ideia surgiu quando um de seus fundadores estava na Alemanha e teve um contato primário com o serviço de solicitação de táxis através de aplicativos. Então, ao retornar para o Brasil, começou a pensar na ideia e a desenvolver o projeto com os amigos, até chegar à plataforma que temos hoje, um aplicativo de transporte que conecta motoristas a passageiros e realiza viagens por um valor inferior ao dos táxis.
Cabify
De semelhante modo, Juan de Antônio, um empresário espanhol enfrentou dificuldades para solicitar um táxi durante sua viagem pela América Latina e pela Ásia, além de se incomodar com a alta dos preços, e sempre tentava negociar com os taxistas antes do início da corrida. Então, desenvolveu com a ajuda de pessoas competentes no ramo da tecnologia, o Cabify, cuja função inicial era realizar corridas com carros de alto padrão, até se tornar mais acessível com carros populares para atender uma maior demanda de passageiros. Mas apesar de seu sucesso pela América Latina, recentemente, desde julho de 2021, o serviço não é mais prestado no Brasil
Bla Bla Car
Podemos contar, ainda, com o aplicativo de transporte Bla Bla Car. Se trata de um aplicativo de caronas para longas distâncias e é a maior plataforma de caronas a nível mundial. O aplicativo foi criado em 2003 por Fréderic Mazzella e lançado em 2006. Sua principal função é conectar motoristas a passageiros que possuam um mesmo destino e estejam dispostos a partilhar a viagem, dividindo as despesas. O uso demanda certa coragem, mas o aplicativo garante toda a segurança possível e hoje conta com mais de 60 milhões de usuários espalhados por cerca de 22 países pelo mundo.
Estes são os principais aplicativos de transporte com os quais podemos contar atualmente. Se você está precisando deste serviço, escolha qual aplicativo de transporte atende as suas necessidades e está disponível em sua cidade e faça boas viagens utilizando o serviço.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.