Em quanto tempo você termina de ler um livro de aproximadamente 200 páginas? E, nesse ritmo, quantos livros você consegue ler por ano? Essas perguntas são importantes, considerando que a leitura é uma forma de desenvolvimento cognitivo e de ampliação do vocabulário.
Então, ter contato com muitos livros tem inúmeros benefícios. Mas, usufruir deles exige ter tempo suficiente para ler, o que é quase impossível em uma rotina atarefada. Outra solução seria, então, aprender a ler mais rápido.
É desta última abordagem que trataremos, ensinando como você pode agilizar a leitura de textos. Confira o artigo e conheça as principais técnicas para uma leitura veloz.
Por que ler mais rápido?
Primeiramente, é preciso esclarecer que ler rápido não é sinônimo de ler melhor ou de absorver mais informações. Na verdade, dependendo do tipo de livro, se ele tiver uma narrativa muito densa ou muito emotiva, analisá-lo com calma pode te ajudar a refletir e a digerir as informações.
Além disso, a maioria das técnicas para uma leitura rápida não são boas para avaliar o uso das palavras feito pelo autor, muito menos desfrutar desse hobby. Então, por que tentar acabar textos mais rápido? Bom, os motivos estão ligados a uma questão prática: nem todo mundo possui muito tempo para ler.
Assim, conseguir aproveitar o máximo possível dos momentos vagos disponíveis é essencial. Outra razão é a carga enorme de estudo de vestibulandos e universitários que faz com que esse processo precise ser otimizado.
Como ler mais rápido?
A boa notícia é que ler com velocidade é possível e fácil, requerendo apenas o treinamento de certas técnicas. Confira abaixo cinco maneiras de finalizar grandes textos em pouco tempo.
Utilize as mãos ou um marcador
Esse é um método (entre vários outros) utilizado por participantes de competições de leituras rápidas. Ele consiste em usar o dedo indicador ou um objeto para ditar o ritmo dos olhos pelas palavras sem se perder. Outra dica é marcar com um lápis ou uma caneta a parte que já foi lida, evitando que você volte para ela sem querer.
Leia grupo de palavras
Analisar cada palavra individualmente pode estar atrasando a sua capacidade de absorver o conteúdo. Geralmente, em cada grupo de três a cinco vocábulos, têm-se apenas uma ou duas expressões realmente importantes, enquanto o resto são acompanhamentos, como artigos e advérbios.
Por isso, tente se concentrar em enxergar as palavras em conjuntos, em que o sentido de cada um será determinado por um substantivo ou verbo específico. Essa é uma ótima técnica, pois permite acelerar a leitura sem comprometer a interpretação do texto.
Comece por livros mais fáceis
Todo aprendizado acontece por etapas gradativas. Não ter preparação suficiente para entender de um certo assunto irá torná-lo fastidioso e mais difícil do que ele realmente é.
Por esse motivo, ler livros mais complicados do que a sua compreensão do momento faz com que você demore a absorver o conteúdo e tenha que parar para fazer pesquisas.
Tente começar escolhendo uma obra que se adeque exatamente ao seu perfil, nunca mais difícil ou mais fácil, e treine a leitura veloz nele. Isso inclui assuntos que você tenha base para entender e construções de frases que sejam habituais para você.
Depois, quando sentir que já tem uma boa formação para avançar, mude para um livro um pouco mais difícil e assim por diante.
Com esses métodos, você verá que em pouco tempo estará aproveitando todo o tempo que possui disponível para ler e finalizando grandes livros em pouco tempo. Se interessou por mais assuntos como esse? Leia nossos outros artigos!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.