São muitos os profissionais inseridos no mercado que não estão satisfeitos com a vida profissional. Não seja um deles! Lembre-se que o trabalho não precisa ser um tormento.
Ao contrário, ele pode ser também um prazer. Se você deseja mudar de área, mas não sabe que novos caminhos são os mais adequados, então lhe recomendamos o teste vocacional.
Por meio deles, você pode tomar conhecimento de suas habilidades e competências, e visualizar de maneira mais clara as áreas que melhor se adequam a elas.
O teste vocacional é infalível?
Os teste vocacionais são muito importantes na hora de ajudar as pessoas a compreenderem as próprias potencialidades, limitações e descobrirem as melhores áreas para construir uma carreira de acordo com o seu perfil.
No entanto, o fato é que nem sempre as escolhas feitas com base nos testes vocacionais são definitivas.
Isso por que os testes não funcionam como “oráculos”, que ditam para você a profissão perfeita. Na realidade, eles devem ser encarados como uma etapa de um processo de auto descoberta.
Em linhas gerais, o objetivo é fazer com que as pessoas possam fazer suas escolhas de maneira mais consciente.
De fato, trata-se do delineamento de um perfil a partir do qual é possível apresentar um grupo, seus respectivos valores e profissões relacionadas.
No entanto, é possível que você venha a fazer uma escolha dentre essas profissões que não traga a satisfação esperada.
Por outro lado, isso não significa que o teste “deu errado”, haja vista que seu objetivo não é apontar a profissão ideal.
Com certeza, depois de passar por um teste vocacional, você terá muito mais autoconhecimento, tendo uma possibilidade muito maior de fazer uma escolha mais adequada a suas expectativas.
Ademais, tenha sempre em mente que a última palavra na hora de escolher o caminho a seguir será sua, e não do teste.
Lembre-se também que todas as escolhas implicam também em renúncias, não havendo a escolha perfeita.
Testes vocacionais: fazendo a escolha profissional com mais consciência
Assim, podemos concluir que optar por fazer esse teste esperando que ele defina a carreira a ser seguida talvez não seja uma boa ideia. O ideal é que ele sirva para orientar uma escolha pessoal, com maior nível de autoconhecimento.
De fato, o teste vocacional não traz respostas prontas, mas auxilia muito no processo de escolha de uma profissão. Experimente!
E ai caro leitor, já fez um teste vocacional? Aproveite o espaço abaixo para compartilhar com os leitores do nosso blog a sua experiência!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.