3 Formas de manter a calma na hora da prova
Quando a data do exame se aproxima é o momento que mais nos assusta, não é incomum que algumas sensações, como estresse ou ansiedade domine nossa mente. Conheça 3 formas de manter a calma na hora do exame e sinta-se mais confortável para realizá-la.
Para evitar que o nervosismo gerado pelo medo de prestar a prova para concurso público, te atrapalhe no momento em que você deve capturar seu conhecimento, anote bem os três truques e as estratégias psicológicas que oferecemos abaixo.
Truques para evitar o nervosismo antes de um exame
O grande dia para o qual você tem se preparando muito está chegando? Após semanas ou até meses de estudos intenso, hoje é o dia em que você deve refletir tudo o que aprendeu e atingir a meta de passar. No entanto, para muitas pessoas, esse momento de estresse pode se tornar um pesadelo: elas ficam com o famoso branco na cabeça, o pulso treme, elas começam a suar, esquecem as respostas certas, e todo o esforço pode ser desperdiçado.
O estresse psicológico é normal neste momento, mas pode ser contra nós se não aprendermos a administrá-lo. Se durante um exame estamos muito perturbados, não seremos capazes de raciocinar e se lembrar de dados com a mesma precisão de quando estamos calmos e relaxados.
Para evitar essas situações de nervosismo antes de um exame (ou pelo menos aprender a controlar essas situações), hoje ensinaremos a você os três truques para nos preparar psicologicamente para a prova do concurso público ou vestibular.
1. O dia antes do exame
No dia anterior ao teste, o ideal é não abrir nenhum livro. Você não deve estudar: simplesmente dedique-se a outras atividades que permitam que sua mente relaxe. Tentar estudar um dia antes do teste pode levar a um aumento da tensão, e seu cérebro não está preparado para absorver o conhecimento nessas circunstâncias.
Quanto aos minutos antes do teste, o conselho segue a mesma linha: embora seja comum você ver todos os alunos revendo suas anotações no último minuto enquanto esperam que o teste seja formalmente iniciado, muitos deles não estão cientes que isso só relata um estado de maior ansiedade.
Além disso, é muito provável que você não consiga aprender nada de novo nesses cinco ou dez minutos de revisão: pense que sua preparação deve ter começado semanas e até meses atrás e que todo o conhecimento e informações que você adquiriu estão bem consolidados em seu cérebro.
2. Seja pontual
Não esqueça a importância de ser pontual no dia do exame. Se você chegar cedo ao centro, terá tempo extra para preparar suas ferramentas e, em caso de imprevistos, terá espaço de manobra e poderá resolvê-lo. Caso você chegue atrasado ao centro, sua sensação de nervosismo aumentará, a partir do momento em que sair de casa estressado, com o tempo certo, passando pelo momento em que chega ao centro com pressa: isso afetará negativamente seu estado mental durante o exame.
Portanto, calcule bem os tempos (pense que pode haver eventos imprevistos de todos os tipos) e assim você pode organizar melhor para chegar com um período de tempo suficiente que lhe permita ficar calmo.
3. A importância de pensar positivo
Para todas as facetas da sua vida em geral e para se preparar para realizar exames em particular, é essencial que você pense positivo. Se você se concentrar na conquista e no trabalho necessário para passar no exame que teme tanto, estará cimentando suas chances de sucesso.
A mente tem grande poder em alcançar nossos objetivos. Confie nas suas opções, estude o que é necessário e, assim, chegará ao exame muito mais calmo e focado no sucesso.
Se você seguir esses três truques, tenho certeza de que seus resultados em provas para concurso serão um sucesso total.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.