Saiba como diminuir as chances de ter catarata
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é a doença responsável por quase metade dos casos de cegueira no mundo, são 47,8% de pessoa afetadas, e a causa mais comum da doença é o envelhecimento natural por qual todos passamos, motivo pelo qual ela tende a se manifestar, principalmente em pessoas que passaram dos 50 anos.
A catarata acontece devido à perda da transparência do cristalino, a lente natural do olho, que é responsável por tornar as imagens que vemos nítidas, permitindo que os olhos consigam focar em pessoas e objetos que estão próximos ou distantes.
A boa notícia sobre a catarata é que, apesar das estatísticas desfavoráveis, ele é perfeitamente tratável e, com medidas simples e algumas mudanças nos hábitos diários é possível preveni-la.
Se você está preocupado com a saúde de seus olhos, e quer conhecer maneiras de diminuir as chances de ter catarata, continue conosco! Apresentaremos as principais medidas preventivas para manter a catarata longe de seus olhos.
1. Visite o oftalmologista periodicamente
Ir ao oftalmologista periodicamente é extremamente importante, mesmo que você não tenha notado alterações, principalmente se você tem histórico de catarata na família, já possui algum tipo de problema na visão e passou dos 45 anos.
A catarata é uma doença de evolução gradativa, que se manifesta aos poucos e muitas vezes não é percebida imediatamente. Por esse motivo, o profissional precisa estar ciente de informações importantes como seus hábitos diários, para que exames adequados sejam realizados.
É preciso também relatar se você percebeu algum tipo de alteração na vista, que se assemelham com os sintomas da catarata, para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento seja iniciado.
2. Proteja seus olhos do sol
O uso de óculos apropriado para bloquear os raios ultravioleta emitidos pelo sol é um recurso indispensável. Pois a exposição frequente, principalmente se sua atividade profissional exige que você esteja exposto, pode causar danos à visão.
Os raios ultravioleta são uma das principais causas de catarata, então estar protegido é necessário, além dos óculos de sol, você pode fazer uso de chapéus e bonés para reforçar a proteção.
3. Se livre das drogas
Os danos causados pelo abuso de drogas, como álcool, cigarro, já é bastante conhecido pela maioria das pessoas. E elas estão listadas aqui justamente porque podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver catarata.
As drogas são um fator de risco bem grande, então parar de usar, ou melhor, nem começar a usar, fará com que elas deixem de ser um fator de risco e um problema para a saúde de seu olho.
O álcool e o cigarro causam um efeito degenerativo no organismo, provocando envelhecimento precoce e dano às células do corpo. Então ficar longe diminuirá suas chances de desenvolver catarata.
4. Tenha o diabetes sob controle
Quem já convive com diabetes, ou recebeu o diagnóstico recentemente precisa estar atento, pois essa doença é um grande fator de risco para o desenvolvimento da catarata.
Aqui cabe uma informação importante: o cristalino, a lente na rural do olho que é responsável pela focagem de imagens, permitindo que enxerguemos o mundo ao nosso redor com nitidez, recebe nutrientes através do líquidos que mantém nossos olhos sempre lubrificados.
Quando uma pessoa tem diabetes e ela não está sob controle, esse líquido – conhecido como humor aquoso – tem níveis de açúcar mais altos e isso prejudica a integridade do olho.
Portanto, ter acompanhamento médico adequado, tomar corretamente os medicamentos indicados e seguir a orientação dos profissionais é fundamental para que a catarata sejam evitadas
5. Alimente-se bem
Comer bem e de maneira saudável é outra forma de prevenir o desenvolvimento da catarata.
Uma boa alimentação, rica em frutas, verduras, legumes, grãos, etc, é muito importante para repor os nutrientes e vitaminas do corpo, e mantê-lo em boas condições.
Dê atenção especial as folhas e vegetais verdes,, ricas em antioxidantes – e evitam o envelhecimento precoce, inclusive do olho – às frutas amarelas e verdes, que são ricas em carotenoides, que previnem a deterioração da parte do olho responsável por conseguirmos enxergar cores – a mácula, – e a catarata, acrescente, também, alimentos ricos em ômega-3.
Dê sempre preferência a uma alimentação variada, balanceada e nutritiva.
6. Pratique exercícios físicos
Todos nós sabemos que a prática diária de exercícios físicos é muito importante para o condicionamento do corpo, seu fortalecimento, melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e a ansiedade.
Pensando em tudo isso, a prática saudável de exercitar o corpo é uma grande aliada na prevenção da catarata, isso porque, manter o corpo em movimento reflete no bom funcionamento do organismo, fazendo com que haja aumento na produção do bom colesterol, reduzindo, desta forma, os danos oxidativo nos olhos e inibindo a degradação de suas células.
Prevenir a catarata é possível e demanda práticas simples e mudanças de hábitos que terão um efeito duradouro e benéfico, proporcionando não apenas bem estar, mas também melhora na qualidade de vida. Quais dessas práticas você exercita no seu dia a dia?
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.