Rodapés modernos – Confira 4 benefícios e 3 tipos diferentes para sua casa!
Os rodapés modernos têm assumido uma importância cada vez maior nas casas, conjugando na perfeição a funcionalidade e a estética: no mercado podemos encontrar infinitas soluções e combinações de formas, cores e acabamentos, para combinar na perfeição estes elementos com qualquer tipo de pavimento, especialmente os antigos.
- Leia também: Garagem piso intertravado, como escolher esse piso?
Hoje, vamos conhecer os benefícios e diferentes tipos de rodapés modernos. Leia com a gente e saiba mais, vamos lá!
Benefícios dos rodapés modernos
Além da estética, os rodapés modernos desempenham inúmeras funções muito úteis dentro de um cômodo. Veja os benefícios:
- Cobrem as imperfeições, aqueles espaços inestéticos que se criam entre o chão e a parede onde muitas vezes ficam pequenas fissuras. Isso acontece principalmente quando são colocados pisos de madeira, que requerem um pequeno espaço para permitir a expansão natural do material devido a mudanças de temperatura ou umidade;
- Nos casos em que tenha sido colocada junta de dilatação entre o pavimento e a parede, especialmente em ambientes comerciais ou de grandes dimensões, o rodapé pode servir de cobertura de junta;
- Em ambientes como escritórios e espaços de trabalho, os rodapés são ideais para esconder cabos e fios que podem ser feios, mas acima de tudo perigosos;
- Protegem a parede de possíveis pancadas devido ao apoio ou movimento dos móveis e aos pequenos danos que podem ser causados durante a limpeza da casa (daí o nome “rodapé”).
Agora vamos ver as várias alternativas de rodapés modernos no mercado e qual escolher para obter uma combinação perfeita com qualquer estilo de paredes e pisos.
Rodapés modernos para todos os estilos
O rodapé serve principalmente para proteger a parede de solavancos e sujeira. É um rodapé indispensável para assoalhos de madeira, pois permite o seu assentamento normal, e oferece inúmeras vantagens também para assoalhos contemporâneos.
Mas como escolher um se você gosta de rodapés modernos? E se o piso for antigo ou lembrar um estilo vintage? No entanto, é possível variar entre uma vasta gama de rodapés que também se adaptam bem a pavimentos com diferentes estilos.
O rodapé é essencial porque protege a parte inferior das paredes, bloqueia o pó e decora os ambientes com um acabamento perimetral. Também tem uma função estética porque cobre a ligação imperfeita entre as paredes e o chão, podendo também esconder cabos elétricos.
Os de madeira são os mais usados pois combinam com todos os pisos, mas também existem outros materiais como o alumínio ou a cerâmica que remetem a um estilo mais moderno.
Independentemente do tipo de piso, existem no mercado rodapés de todos os tipos: fonoabsorventes, projetados para passagem de cabos, aquecedores, embutidos na parede ou à vista. Veja 5 opções:
1. Rodapé de alumínio
Os rodapés de alumínio são uma novidade para quem pensava que só podia contar com a madeira. São elegantes e adequados a ambientes modernos, mas muito originais mesmo em combinação com pisos antigos.
O rodapé de alumínio pode ser da mesma cor ou em contraste com a parede, consequentemente com o piso. Em qualquer caso, o alumínio pode ser pintado em uma cor diferente para combinar exatamente com as cores de outros elementos estruturais ou de decoração.
Os rodapés de alumínio lembram um design contemporâneo, mas podem dar um toque de modernidade a um piso com referências mais vintage para um contraste que destaca os perfis.
2. Rodapé em madeira maciça
O rodapé de madeira maciça é certamente o mais conhecido, mas existem várias essências e cores modernas que ainda se prestam a um piso antigo. É aplicado com base em compensado e acabamento em laminado, folheado ou MDF. A madeira mais utilizada é o ramin, pois possui grande resistência e possui uma cor clara que pode ser facilmente pintada.
Existem também rodapés especiais de madeira com características modernas, como os insonorizados, com junta que reduz o ruído dos passos. Existem também modelos perfeitos para a passagem de cabos, ficando assim completamente invisíveis.
Caso a sala tenha piso em parquet claro, elegante e sofisticado mas com apelo retrô, o rodapé de madeira escura cria um jogo de contrastes que valoriza os perfis.
Pisos de madeira escura ou grés, em um ambiente contemporâneo, podem ser combinados com um rodapé alto branco, também perfeito para separar claramente duas cores difíceis de combinar, como um carvalho no chão e um cinza na parede.
3. Rodapé de cerâmica
Poucas pessoas sabem que também existem rodapés de cerâmica: muitas vezes usados em combinação com pisos do mesmo material, as tiras também podem ser moldadas e decoradas. Podem ser combinados com muitos pisos de grés porcelânico, inclusive os de apelo mais tradicional.
O rodapé cerâmico é impermeável, fácil de limpar e versátil, graças ao grande número de acabamentos disponíveis. Além disso, este material possui excelente resistência ao desgaste e a riscos, o que possibilita sua utilização também em áreas externas.
É a solução perfeita para pisos cerâmicos, que são os mais difundidos atualmente. Para saber quais são os preços dos vários tipos de rodapés modernos, é aconselhável entrar em contato com um especialista do setor e solicitar um orçamento.
Este foi o nosso guia para ajudar na sua escolha por rodapés modernos. Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.