7 conselhos para economizar na iluminação do seu lar

A iluminação é um um elemento do lar e um gasto importante que, se não for monitorado, significa um aumento na conta de luz a cada mês. Se você quer economizar na iluminação da sua casa, não perca as sete dicas que trazemos hoje para reduzir seu consumo e aumentar sua eficiência.

Aproveite a luz do sol

 

Acender as lâmpadas durante o dia é uma forma de desperdiçar energia se você puder aproveitar a luz natural. Hoje em dia já existem toldos com sensores e persianas com motores que identificam o nível de luz solar e calor no inverno. Ao instalá-los, você pode economizar muito dinheiro. E se você quiser uma solução mais simples, troque suas cortinas por cortinas mais finas que deixem passar a luz solar.

 

A cor das paredes realça a luz

 

Escolha pintar as paredes e tetos de sua casa com tons claros. A variedade de brancos ajuda a refletir a luz e a criar espaços claros. Com esta dica simples você também poderá aumentar a sensação de espaço e amplitude. Este conselho também pode ser aplicado a móveis e pisos. Escolha sempre cores que não absorvem luz.

 

Invista em lâmpadas LED

 

Esta é uma das melhores apostas para economizar energia em casa. As lâmpadas LED duram até 10.000 ciclos (acender/apagar). Além disso, proporcionam uma iluminação mais intensa e eficiente, já que não produzem calor, que é parte da energia que é desperdiçada nas lâmpadas tradicionais.

 

Mantenha suas lâmpadas limpas

 

Normalmente não prestamos muita atenção a este aspecto, mas limpar as lâmpadas de vez em quando ajudará você a estender sua vida útil e melhorar sua eficiência. As lâmpadas devem ser limpas com álcool ou amônia, nunca com água, pois você pode danificá-los. E lembre-se de desligá-los para evitar acidentes.

 

Instale programadores

 

Os programadores apagam as luzes no horário desejado evitando o consumo excessivo de energia. Entre outras coisas, evitam que você adormeça com a luz do quarto acesa. Outra solução é instalar um sistema de iluminação inteligente, que pode ser programado de várias formas a partir do seu smartphone. Os sistemas inteligentes são excelentes formas de baixar as contas elétricas

 

Use lâmpadas com regulador

 

Muitas lâmpadas vêm equipadas com um regulador de intensidade, com o qual você pode reduzir o consumo quando não precisa de luz muito intensa. Além disso, você pode instalar um regulador de intensidade no próprio cabo da lâmpada ou sistemas de controle remoto na parede. Saiba que você deve verificar se suas lâmpadas são compatíveis com esses sistemas.

 

  1. Instale detectores de movimento

 

Os detectores de movimento são ótimos para ligar e desligar automaticamente locais de passagem como escadas, corredores, garagens ou depósitos. Nessas áreas, onde passamos pouco tempo, significa grande economia de energia, já que só são acionados quando detectam a presença de alguém. Além disso, você evitará deixar a luz acesa por horas devido a um descuido ou ao ter saído de casa.

 

E um extra: A dica mais importante de todas é usar o bom senso para não desperdiçar energia. Não acenda todas as lâmpadas ao mesmo tempo e tome cuidado para não deixá-las acesas por engano.

 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.